domingo, 15 de maio de 2011

3ª Semana da Campanha 40 dias orando em família - cont. do material


Um padrão diferente.                                      Data ___/____/____.   

Leitura diária: Amós 7.7-9.
Texto Bíblico: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1.6
Gosto de equipamentos. Por isso, você pode imaginar minha empolgação quando encontrei numa liquidação uma novíssima ferramenta de nível a laser. Como tinha me mudado, recentemente, havia quadros e enfeites a serem pendurados. A ferramenta seria perfeita! Minutos depois, estava em casa, lançando o pequeno raio vermelho do laser em cada superfície plana de minha casa. Ele até fazia a curva das quinas. Em uma hora, eu havia confirmado que tudo em minha casa estava nivelado. Contente, guardei a ferramenta numa prateleira – onde está até agora. Os quadros e enfeites ainda não foram pendurados.
Na passagem de hoje de Amós, o profeta fala de uma ferramenta de nível diferente, um prumo. O prumo, que é uma linha com um peso de metal na ponta, é usado para verificar se as linhas verticais, como os muros, estão retas, se estão a prumo. Se não estiverem, com o tempo, as paredes podem envergar. Amós diz que está chegando um tempo em que todas as pessoas serão medidas conforme os padrões de Deus. Ele já não está contente com o modo como as pessoas começaram a se curvar e se afastar.
Como as pessoas a quem Amós falou, Deus nos chama a estar prontos, a nos examinarmos pelos padrões estabelecidos pelas Escrituras e pela tradição cristã. Mesmo que deixemos essas ferramentas sobre uma prateleira, pegando poeira, Deus é fiel. Cada um de nós é um projeto que Deus levará à conclusão.
Oremos: Santo Deus dá-nos a coragem de olhar para nós mesmos à luz de quem Tu nos chamas a ser. E ajuda-nos a abrirmo-nos à obra transformadora do Teu Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento: Faça uma lista das coisas que Deus valoriza. Quão de acordo com elas você está? Por gratidão pela fidelidade de Deus.


Motivos de oração:
Famílias da Igreja;
Pela a santificação da sua família;
Congresso da Família;
Conversão de vidas;
Pelos diáconos da Igreja.

Faróis.                                                                               Data ___/____/____.   

Leitura diária: Mateus 5.13-16.
Texto Bíblico: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2.9

Os faroleiros têm de ser pessoas resistentes. Pode ser cansativo e solitário estar postado onde eles estão. O trabalho, geralmente, é mais pesado quando e onde as condições são piores. Um farol pode ser mais confortável quando está mais afastado da costa. Mas os que estão localizados em lugares de maior risco – onde venta – têm maior chance de salvar vidas.
O brilho de um farol não é para iluminar o seu interior. É para penetrar a escuridão e as tempestades. O som emitido por um farol não é para o entretenimento do faroleiro. É para vencer a neblina espessa demais para a penetração da luz; é para alertar e guiar as pessoas perdidas.
Quando vejo um farol no ponto mais extremo da segurança, penso em nosso chamado a sermos luz ao mundo. Como faróis que guiam os navios a portos seguros, nós tornamos visível a esperança do Senhor. Dirigimos nossa luz para a escuridão e nossas vozes através da neblina da vida. “Veja! Ouça! Venha! Cristo está onde o caos termina.” Brilhemos com coragem para que as vidas que ainda estão sendo sacudida pela tempestade da vida, como um barco a deriva nos oceanos, possam encontrar seu caminho para o porto seguro que Cristo oferece. Cristo quer ser para eles também um lugar onde eles possam atracar e sossegar. Cristo que mostrar para eles que Ele tem todo o poder de até as águas tempestuosas da vida acalmar. Mostremos para eles que a segurança que temos pode ser compartilhada com eles também. Sejam faróis. Que eles vejam a nossa luz.
Oração: Senhor dá-me a coragem de ser uma luz quando a escuridão for opressora. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento: Deus nos chama da escuridão e nos faz luz para as outras pessoas. 

Motivos de oração:
Famílias da Igreja;
Pelos membros da igreja que estão tristes, sem a alegria da salvação;
Congresso da Família;
Conversão de vidas;
Pelas pessoas que trabalham conosco.

Puro Engano.                                                  

Leitura diária: Romanos 12.1-7.
Texto Bíblico: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
“muitas pessoas gastam dinheiro que não ganharam, para comprar coisas que eles não desejam, para impressionar pessoas de quem não gostam.” (Will Rogers, em Cobiça e Dívida)
Nós poderíamos escrever um texto parecido com o de Rogers:”Muitas pessoas gastam a preciosa vida dada por Deus, de maneira fútil e displicente, para agradar ao mundo e receber em troca, coisas que de nada lhes servirão a não ser conduzi-los à perdição”.
O mundo tem suas luzes, seus encantos, seu colorido especial. Ele seduz e atrai. Suas armadilhas estão em toda parte e, a cada dia, mais e mais incautos se mostram fascinados pelo seu brilho. E o que tem o mundo a oferecer a não ser o brilho enganador? Nada! Caminhar em direção a essas luzes é fácil — o difícil é voltar atrás. Quanto mais nos aproximamos das luzes, mais escuro se torna o caminho.
Quanto mais nos enveredamos pela mentira, mais árdua se torna a tarefa de reencontrar a verdade.
Se quisermos impressionar alguém e com isso atrair bênçãos e felicidade, usemos nosso tempo, nossas forças, o que somos e o que temos, unicamente para glorificar a Deus. Nosso tempo não será perdido, nossas forças serão renovadas, nossos bens espirituais serão multiplicados, nossa vida será transbordante como um rio de águas vivas.
De que adianta eu tentar impressionar ao mundo em troca de algumas migalhas de um prazer passageiro? De que adianta eu me sujeitar às circunstâncias que me desagradam apenas para obter um lucro que logo será dissipado? Verdadeiramente como filhos da luz precisamos ser cuidadosos em nossos negócios, trabalhos para que a sedução do lucro fácil não seja fonte de derrota para nós, pois, às vezes essas malditas oportunidades nos vem e achamos que ninguém vai saber ou descobrir em provérbio diz que a riqueza que vem fácil logo desaparece. Certamente precisamos continuar crendo que o Senhor nosso Deus sempre proverá para nós o suficiente. De que adianta eu ganhar o mundo inteiro e perder a minha salvação? Cuidado tudo o que pode seduzir pode ser apenas: “Puro engano”!

Motivos de oração:
Famílias da Igreja;
Despertamento espiritual;
Congresso da Família;
Conversão de vidas;
Missionários.

Capacidade e Preparação.                                                          Data ___/____/____.                    

Leitura diária: Jeremias 1.4-10.
Texto Bíblico: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Jer. 1.5.
Bom dia! Recebi um comentário de uma irmã chamada Laiza Leão que nos deixou um devocional precioso, gostaria de compartilhar com vocês e agradecê-la publicamente por nos ajudar e acreditar em nosso trabalho! Aproveito e animo a vocês a compartilharem conosco. Faça como a Laiza!
Esses versículos relatam o chamado de Deus para Jeremias. Jeremias foi escolhido antes mesmo que fosse formado no ventre da sua mãe, para levar a palavra do Senhor a um povo que adorava outros deuses e “obras de suas próprias mãos” (v. 16,17). Jeremias relutou diante do chamado de Deus mostrou se sentir incapaz, ainda como ma criança, dizendo com verdade, que não saberia o que falar. Porém o SENHOR foi bem claro quando disse que o capacitaria, e o prepararia, para isto e ainda que estaria ao seu lado o tempo todo dando sustento. Ele não devia temer, pois o SENHOR era com ele. Assim também é em nós. Como Jeremias o SENHOR nos escolheu ( Salmos 139: 13-18) antes mesmo de nos formar na barriga da nossa mãe, Ele sonhou conosco, nos amou, e fez planos perfeitos para nossa vida, pois ELE é um Deus perfeito! Muitas vezes quando ouvimos a voz do SENHOR nos chamando para algo, também nos sentimos despreparados ou incapazes; Devemos então nos lembrar neste momento que quem nos capacita e prepara é o SENHOR, se ELE nos chamou, não devemos nos sentir como crianças, pois Ele sabe de TODAS as coisas, e é bem ali mesmo que começa a nossa transformação em adultos.
Jeremias foi obediente a voz de Deus, assim como ele devemos obedecer à voz do SENHOR, sem questionamentos, Ele se alegra com um coração obediente. Se ELE mandar, faça! Ele nos consagrou para um fim especial, consagrar significa ser “Separado por Deus”; Ele nos escolheu, separou-nos, abençoou, ungiu para sermos usados para honra e glória do nome dELE! Aleluiiia, porque o SENHOR quer nos usar, somos boca dELE aqui na terra.
Porém Deus só usa vazo cheio amados! Que nós possamos estar nos esvaziando de nós mesmo, e clamando ao SENHOR, para nos encher do Espírito Santo de Deus, e assim sermos um vazo cheio usado pelo SENHOR, pois dELE vem toda capacidade e preparação.
“EU é que sei que pensamento que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR, pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” Jeremias 29:11
Tenham um Dia abençoado pelo nosso Pai!


Motivos de oração: Famílias da Igreja; Pela a santificação da sua família; Congresso da Família; Conversão de vidas; Pelos professores da EBD da Igreja.

Ele promete-Ele cumpre.                                                      Data ___/____/____.                           

Leitura diária: Mateus 11.25-30.
Texto Bíblico: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11.28.
Quero compartilhar algo e entendê-lo contribuirá para que o Senhor traga conforto e ânimo a nós nessa nova semana que se inicia!
Quando olhamos para este texto onde Jesus nos convida ir até Ele, nossa fé é renovada, afinal, tantas são as situações que se levantam contra nós e nos empurra ladeira abaixo. Parece até que o cansaço, a opressão, a angústia e outras coisas do gênero nem querem dar trégua. Um dia estamos de bem com a vida e no outro seguinte o céu que antes era azul, agora nos parece sem graça. Aquele pique que antes nos motivava ficou reduzido a cinzas, assim como o fósforo que logo após produzir fogo se torna em desprezível palito carbonizado…
Mas felizmente o Senhor vem com a proposta de nos aliviar e então corremos em direção a Ele… e clamamos… e oramos… e choramos… todavia, parece que nossas orações “algumas vezes” não são ouvidas… O problema é que estamos querendo receber algo que Deus não disse que faria. Jesus não disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu REMOVEREI seu cansaço, sua opressão, sua aflição”… Não! Ele não prometeu isso! Nós é que entendemos mal e depois ficamos questionando coisas com Deus num desnecessário blá, blá, blá… Ele é bem verdadeiro em nos ALIVIAR, não REMOVER… não RESOLVER… não SUMIR com a aflição… Ora, assim Ele estaria contra Sua própria Palavra que diz: “No mundo TEREIS aflições”… Entretanto não para aí complementa dizendo: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. “João 16.33.
O bom ânimo é a via do alívio produzida pelo Senhor e a conseqüente neutralização do desânimo. Aleluia! Portanto, se estamos enfrentando situações de cansaço e opressão, clamemos a Ele e vamos nos apossar do alívio celestial que certamente Ele nos dará, todavia, não vamos cobrá-Lo por algo que Ele não prometeu. Pecado Ele perdoa… conseqüências Ele alivia (não remove, pois não prometeu fazê-lo, mas alivia, desde que o envolvido vá até Ele). Aliviar é a promessa e aliviar não significa resolver como esperamos que as coisas se resolvam. Para encerrar esta pequena meditação quero testemunhar (muito embora sem entrar em detalhes) como o Senhor Jesus tem nos ALIVIADO em nossa jornada. Seriam muitas as citações de como Ele tem diminuído o peso… aliviado nossa carga… desembaraçado nossos pés… atenuado nosso sofrimento e cuidado de nós… dia após dia… Chega ser até surpresa para alguns que nos conhecem pessoalmente, pois Ele é FIEL e, se promete que nos aliviará cumpre sempre com o que diz! Ele fará o melhor “para” e “por” você e perceberá a gerencia celestial, desde que vá até Ele da maneira certa, clamando e esperando pelo que foi prometido em Sua Palavra.

Motivos de oração: Famílias da Igreja; Crescimento espiritual; Congresso da Família; Conversão de vidas; Finanças.

Nome Muito Especial.                                                                     Data ___/____/____.

Leitura diária: Jeremias 1.4-10.
Texto Bíblico: “… alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lucas 10.20).
Um dia, Harry Emerson Fosdick, famoso líder cristão americano, enquanto dava um passeio, encontrou alguns irmãos próximos de sua igreja em Riverdale, Nova Iorque. Entre muitos cumprimentos, saudou uma mãe e sua filha de quatro anos de idade. Ao deixá-las, Fosdick disse à pequena menina: “Diga seu papai que você falou com Dr. Harry Emerson Fosdick esta manhã”. Imediatamente a criança respondeu: “E você, diga a sua mamãe que você conversou com Susie Smith.”
A ingenuidade daquela menina nos leva a sorrir e refletir sobre a importância de valorizar a pessoa que nós somos. Afinal, somos filhos de Deus! Foi por nossa causa que o Senhor veio a este mundo, nasceu de uma virgem e morreu em uma cruz. Tudo Ele fez por amor a nós. Estávamos perdidos e fomos salvos. Estávamos sem rumo e hoje sabemos para onde estamos indo. Estávamos longe do Pai e agora, reaproximados, podemos contar com Seu carinho, Seus cuidados e proteção.
Somos mais do que um simples nome — somos cidadãos dos Céus! Que felicidade!
Como você tem lidado com isso? Você está plenamente consciente de que tem grande valor? Ou vive se angustiando e dizendo que não é nada e que ninguém se importa com suas lutas e problemas?
É sempre bom lembrar que nós temos um Deus que sempre nos mostra a direção a seguir, nós, é que às vezes queremos resolver tudo por nossa conta. Queremos sempre dar um jeitinho brasileiro, ajudar a Deus providenciando algumas coisas. Isso só denota nossa incapacidade, pois, não conseguimos fazer acontecer do jeito que é para acontecer. É preciso que nós possamos pensar um pouco no céu a cada dia. Isso vai trazer alegria para nossa alma, pois, a alegria da alma aformoseia o rosto e se a tua alma for alegre teus olhos, lábios e vida serão cheios de beleza. Não importa o que as vezes as circunstâncias da vida coloca diante de ti só momentos de tristeza, angústias, frustrações, ansiedades. Quero que você saiba que Deus cuida de você todo o tempo, pois Ele é bom em todo o tempo, em todo tempo Deus é bom.
O Senhor Jesus se importa! E está pronto a estender sua mão para acariciar sua cabeça e para dizer: “Pode contar comigo em qualquer situação”. Você é especial para mim e o meu prazer é lhe abençoar abundantemente.
Lembre-se sempre que você é a Ana, ou o João, ou a Beatriz, ou o Renato, ou um outro nome maravilhoso. É alguém a quem Deus ama sobremaneira. Não importa se é uma pessoa famosa ou desconhecida, rica ou pobre, nova ou idosa… o mais importante é que seu nome está escrito no Livro da Vida do Senhor. Ele está escrito nos Céus!


Motivos de oração: Famílias da Igreja; Avivamento Espiritual; Congresso da Família; Conversão de vidas; Frente Missionária em Teolândia.

Compromisso Valioso.                                                        Data ___/____/____.                            

Leitura diária: Isaías 43:1-5.
Texto Bíblico: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Isaías 43:1).
“Menos de dez por cento dos americanos são cristãos verdadeiramente comprometidos com Cristo”, diz o pesquisador George Gallup, que acrescenta que estas pessoas “são muito mais felizes que o resto da população”. “Os cristãos comprometidos, disse Gallup, “são mais tolerantes que a maioria dos americanos, mais envolvidos em atividades caridosas e são totalmente comprometidas com oração”.
“Muitos outros americanos, além desses dez por cento, professam ser cristãos”, continua Gallup, “porém, pouco ou nada sabem sobre vida cristã e agem do mesmo modo que os não cristãos.”
No Brasil, temos muitos ateus que usam expressões como “graças a Deus” e muitos religiosos que ignoram completamente a Deus e Sua Palavra. Muitos de nós, infelizmente, vamos à igreja, cantamos hinos, batemos palmas durante as reuniões, carregamos uma Bíblia debaixo do braço, mas, ao sair do templo, mostramos que não estamos comprometidos com o Senhor e envergonhamos a Deus em nosso procedimento.
Quando abrimos nossos corações para Cristo, recebendo-O como Senhor e Salvador de nossas vidas, estamos dizendo que não pertencemos mais a este mundo, que passamos a ser cidadãos dos Céus, que fomos transformados e que o nosso prazer, a partir daquele momento, é louvar e adorar Àquele que perdoou os nossos pecados e nos fez novas criaturas.
O nosso compromisso não é mais com a mentira, nem com os enganos deste mundo, nem com o “vale tudo para alcançar os meus objetivos”. Meu compromisso passa a ser com a santidade, com a verdade, com uma vida espiritual brilhante, com a proclamação do Evangelho.
Eu quero ser contado como um dos comprometidos inteiramente com Deus. E você? Como ta o seu compromisso com Deus e a sua obra? Você tem sustentado com a sua participação ativa o trabalho da sua igreja?


Motivos de oração:
Famílias da Igreja;
Despertamento e envolvimento com ações missionárias da igreja;
Congresso da Família;
Conversão de vidas;
Finanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário