Texto: João 4. 23-24.
Tema: “Adoradores ou Espectadores”.
Introdução: Adoradores ou espectadores? Esta é uma pergunta que precisa de uma resposta sincera de cada um de nós. Uma vida com propósito sabe muito bem qual é a resposta para esta pergunta. Nós precisamos saber qual deve ser nosso posicionamento ante esta pergunta. Ser adorador ou espectador. Um espectador é aquele que assiste a um espetáculo ou ver um ato ser desenvolvido. Vejamos o que acontece em um teatro. Os atores apresentam suas peças e os espectadores apenas assistem e aplaudem ou não. O problema é que em um teatro os espectadores não tem uma participação ativa e sim passiva. Por mais que se envolvam sua participação é superficial. Não há envolvimento total. No teatro há apenas uma representação do que se imagina ser. Por isso gera sempre espectadores. Ser adorador é aquele que o seu coração busca intimidade com Deus. É aquele que busca andar com os propósitos e princípios da palavra de Deus, e que foge da duplicidade da vida. Neste texto lido nós vimos que Deus procura adoradores e não apenas adoração, sim porque uma coisa é bem diferente da outra, pois, adoração é uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos sua dignidade. Adoração não é passiva, mas participativa. Adoração não é simplesmente um clima; é uma reação. Adoração não é apenas uma sensação; é uma declaração, enquanto que adorador é a qualidade de todo aquele que se compromete a viver a ter vida consagrada e dedicada a viver em adoração. Deus procura adoradores e não espectadores.
I – Deus não Procura Espectadores:
Por que será que Deus não procura espectadores? Porque os espectadores
1. Pagam para assistirem a um espetáculo. Aqui vemos aqueles que desembolsam uma certa quantia para poder ver a apresentação de uma peça, um drama, um monólogo, etc...
2. Exigem uma boa apresentação. Aquilo que esta para acontecer deve o satisfazer. Quando isso não acontece saem resmungando, comentando com outros o seu descontentamento, levando a outros a fazerem o mesmo, não pensando que os atores fizeram para uma plateia diversificada onde muitos foram plenamente satisfeitos.
3. São verdadeiros julgadores. Avaliam o desempenho dos artistas se foram bons ou ruins. São os que vêem ao teatro apenas para observar. Não importando o conteúdo do que está sendo oferecido. Obsevam apenas se os artistas foram felizes em viver seus papéis ou se cometeram erros. É um verdadeiro crítico.
4. Não se envolvem na adoração. Como em um teatro a plateia não pode se envolver, há apenas uma participação passiva, onde no máximo a única coisa que pode acontecer é emocionar-se e nada mais. São superficiais a tal ponto que ninguém além dele mesmo pode saber qual é a sua reação por isso não se sentem no dever de participarem. São meros espectadores. Deus procura adoradores e não espectadores.
II – Deus Procura Verdadeiros Adoradores:
Diante de todo questionamento daquela mulher Cristo se posiciona deixando bem claro que Deus não esta preocupado com verdadeiro lugar de adoração e sim com a disposição do coração que o busca. Deus não criou robôs, pois estes poderia ser programados para o seu louvor e adoração, mas não haveria sentimento de liberdade e nem tão pouco espontaneidade, seria apenas feita por pressão ou obrigação. Você não é obrigado a ser o verdadeiro adorador. Você deve sê-lo por vontade própria. O seu coração é quem deve sentenciar a intensidade da tua adoração! Deus não nos fez robôs porque Ele deseja ser adorador pelos verdadeiros adoradores! Homens e mulheres que vivam em comunhão profunda e intimidade intensa para com ELE, e não meros espectadores que vivem na superficialidade da adoração! Deus sonda nossas vidas e sabe muito bem quem são os adoradores e os espectadores. Is. 29.13 diz: “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;” e Cristo nos diz em Mateus 15.8-9: “Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. A adoração é o resultado de nossa comunhão com Deus! Deus procura adoradores e não espectadores.
III – Deus procura Adoradores em Espírito e em Verdade. Precisamos atentar para o que diz o v. 24, é necessário que adoremos em espírito e em verdade. Quando descobrirmos o Propósito da adoração então teremos descoberto a verdadeira essência da adoração. A essência da adoração a Deus é a Celebração de Deus! Quando adoramos a Deus, nós o celebramos: nós o exaltamos, cantamos-lhes louvores e nos alegramos nele, o Sl 107:22 diz: “Ofereçam sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo!”. Nossos encontros de celebrações devem ser contagiantes e não encontros como se estivessemos em um velório! Deve haver alegria, pois, fomos todos comprados por Cristo para sermos sua possessão eterna, por isso quero te dizer...
1 - Adoração não é a vibração casual do prelúdio que de vem em quando que inunda o ambiente; celebramos a Deus quando permitimos que o prelúdio sintonize o nosso coração com a glória de Deus por meio da música.
2 - Adoração não simplesmente abrirmos as bocas e oramos ou cantar hinos ou cânticos com pouca meditação e muito menos coração; celebramos a Deus quando nos reunimos seriamente em oração e intesamente em canto.
3 - Adoração não são pensamente irrelevantes ou elementos fragmentados, afirmações sem sentido ou direcionamentos; celebramos a Deus quando todas as partes do culto se completam e cooperam para um mesmo fim.
4 - Adoração não é dar de má vontade ou prestar um serviço obrigatório; celebramos a Deus quando nos damos a ELE com alegria e o ser com integridade.
5 - Adoração não é a música indiscriminada mal tocada, nem mesmo a boa música executada apenas como uma mera apresentação; celebramos a Deus quando nos deleitamos com a música e participamos dela para a sua glória.
6 - Adoração não é suportar distraído o sermão; celebramos a Deus quando ouvimos a sua Palavra com prazer e procuramos ser moldados pro ela, cada vez mais à imagem de nosso Senhor e Salvador.
7 - Adoração não são movimentos apressados para nos juntamos à mesa do Senhor de qualquer jeito; celebramos a Deus quando cheios de gratidão, tomamos parte da cerimonia que fala da nossa fé focalizada no Cristo que morreu por nós e que ressuscitou em nosso favor e que retornará pra o nosso bem. Deus procura adoradores e não espectadores.
Amados em nossos cultos dedicados à adoração do Deus Vivo e seu Filho, vamos celebrar. O salmo 100 ordena que celebremos ao Senhor com júbilo.
Conclusão: Amados irmãos vimos que Deus procura adoradores e não espectadores. Deus Procura Verdadeiros Adoradores; Deus procura Adoradores em Espírito e em Verdade. Talvez nós precisamos urgentemente fazer se cumprir estas palavras em nossas vidas. Precisamos fazer com as nossas reuniões que chamamos de cultos se tornem momentos de celebração. Deus procura adoradores que o adore em espírito e em verdade. Vamos transformar nossa adoração em tempos de festas, momento de gratidão e acima de tudo refletirmos sobre como esta nossa vida com Deus. Deus exige algo do nosso íntimo que nos conduza a atos visíveis de espiritualidade genuína. O sacrifício de todo o gado do mundo não valeria nada perante o Senhor sem a realidade interior de espírito e verdade. Apartir da descoberta do Propósito da adoração pessoa por pessoa, de forma gradual nos tornaremos verdadeiros adoradores com atitudes e experiências que certamente contagiaremos muita gente. Adoração é um estilo de vida, não é uma forma de cantar. Como esta sua vida de adorador? Você tem conseguido atingir o sentido da verdadeira adoração? Deus sabe que são os que verdadeiramente o adora. Seja o adorador e não apenas um espectador. Envolva-se na adoração e sinta-se envolvido na adoração. Seja um adorador ativo e não passivo. Passividade não vai te levar a lugar algum. Deus tem um lugar preparador para você no seu corpo que certamente o honrará e o glorificará.
Realmente esta precisa ser uma preocupação,para não brincarmos de cristão e sim verdadeiros adoradores.
ResponderExcluirA paz de cristo para todos.
Telma Andrade
Na verdade precisamos saber qual esta sendo o nosso papel de adoradores fora do templo(Igreja). Sermos adoradores dentro da igreja é muito simples e fácil, mas ser sermos adoradores fora da igreja é um desafio, uma vez que a timidez ou a vergonha de desempenharmos esse papel para s sociedade nos deixa uma reflexão. Porém, Jesus ja dizia em seu evangelho: VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO, nao se pode esconder uma cidade construida numa montanha, portanto sua luz deve brilhar para os homens.
ResponderExcluirCaros amigos, ser adorador de verdade é dar testemunho dentro e fora da igreja. Seja aonde for, no trabalho, na escola, no bate papo com os colegas...enfim, nao nos envergonhamos de pregar a palavra de Deus em nenhum momento e NEM DE FAZER O BEM ao proximo.
Nós como servo precisam ser doradores de verdade . que. O SENHOR JESUS O ABENÇOI ;
ResponderExcluirNão podemos saber quem realmente adora a Deus em Espírito e em Verdade. Isso só Deus sabe. Mas, uma coisa eu tenho certeza, que o verdadeiro adorador possui um coração quebrantado, diminui para que o Senhor CRESÇA.
ResponderExcluir